top of page

2022, hora de apostar no orçamento!

Ano novo, vida nova. Pelo menos é assim que muitas pessoas pensam todas as vezes que um novo ano começa. Acontece que não é tão simples como o fato pode parecer ser. Adotar uma vida mais interessante e principalmente, ter uma vida financeira saudável é o desejo de muitas pessoas, mas para as mudanças acontecerem é necessário incorporar uma postura mais realista. A começar pelas finanças, onde todo controle do orçamento é algo crucial.

Controle Orçamentário

Deseja viajar mais no ano de 2022? Quer reformar a sua casa? Comprar um carro novo? Calma, são muitos planos para colocar em prática e para todos acontecerem será necessário adotar medidas rápidas como um controle do orçamento. A ideia do controle não é impedir que faça gastos maiores. Pelo contrário, a função do controle do orçamento é obter uma melhora em sua saúde financeira e com isso poder comprar o que deseja com tranquilidade.


Empolgante, não é mesmo? Mas, isso não acontece de um dia para o outro. O controle do orçamento é construído com base em seus rendimentos e os gastos que realiza, mas dentro desses gastos não estão apenas aqueles que são mensais como as contas de água, luz e telefone, aluguel ou a parcela da casa e assim por diante. O controle também deve possuir os gastos que são supérfluos que podem ser descartados e os essenciais, como os alimentos.

Como ter um bom controle do orçamento?

É possível se basear em planilhas (Excel, por exemplo), mas caso você prefira não há problemas em construir a base do controle do orçamento em folhas de papel. A ideia de criar a planilha financeira e orçamentária é ter uma noção mais ampla do quanto a pessoa gasta, quanto ela recebe e o que ela precisa fazer para chegar até o seu objetivo. Sendo assim, será necessário anotar o gasto que tem por mês e como já dito, são todos os gastos, até os supérfluos.


Na planilha terá a noção de quais gastos poderá evitar e ainda desenvolver o seu fundo financeiro (Poupança), ou seja, aquilo que servirá como base para comprar o que deseja no futuro. Crie campos com seus sonhos ou objetivos e indique o quanto eles custam, quanto você já possui para adquiri-los e quanto pode faltar. Não deixe de citar a sua receita com o salário, possíveis rendimentos a qual você pode possuir, pensão, auxílios, aluguéis, trabalhos extras ou outros que te rendem dinheiro.

Não deixe de colocar todas as suas despesas. Acredite, as despesas não são apenas as fixas, mas principalmente aquelas que acabam se tornando um hábito em sua vida e você acaba não percebendo o quanto gasta, como o cafezinho, o pão que compra na padaria todos os dias, a gorjeta, o cinema e outros (chamados de gastos invisíveis). O interessante é você ter total controle sobre o seu dinheiro, pois com o tempo o seu sonho ou seus objetivos poderão se tornar uma realidade.


O controle do orçamento realizado a partir de uma planilha permite que as pessoas entendam o impacto ou efeitos que cada decisão financeira possui para o seu futuro. Ao analisar com exatidão o quanto você gasta por mês fica mais fácil construir um controle de suas finanças e com base nela, ter uma chance maior de alcançar o seu objetivo. O controle do orçamento não vai servir apenas para comprar o que deseja, mas para a boa saúde financeira. Mas lembre-se, colocar somente no papel o seu controle orçamentário não adiantará, será preciso ter uma mudança de atitude.

Postagens
Postagens recentes
Arquivos
Pesquisa por tema
Siga-nos
  • Facebook Basic Square
bottom of page