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Cadastros - Plano de Contas.

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O plano de contas é o principal instrumento de captação de informações que alimentam o sistemas contábil e fiscal de uma empresa. Ele é necessário para a empresa consiga registrar todas as movimentações financeiras e eventos da sua atividade de forma estruturada.

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Plano de Contas Gerencial x Plano de Contas Contábil

 

O estrutura de plano de contas contábil é regido por lei e tem como uma de suas funções, além de auxiliar na gestão administrativa da empresa, servir como base para a montagem do balanço patrimonial.


Como o plano de contas contábil é estruturado para atender a legislação ele acaba se limitando às necessidades das organizações, que necessitam de maleabilidade em seus relatórios gerencias para enxergar diferentes visões do seu negócio. O Plano de contas Gerencial é utilizado exatamente para isso, poder estruturar suas contas de acordo com sua prioridade e forma de enxergar o seu negócio.

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A estrutura de um plano de contas.

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A nossa abordagem aqui é sobre o plano de contas gerencial, o plano de contas contábil será a base do seu balanço patrimonial e o seu contador deverá ser consultado para tal elaboração.

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O plano contábil deverá obedecer as normas existentes e atender as necessidades do seu negócio, pois cada empresa deve possuir um plano de contas personalizado para trazer mais eficiência nos relatórios contábeis.

 

O plano de contas gerencial é estruturado por níveis, vamos exemplificar esses níveis utilizando um dos nossos controles, caso você ainda não tenha feito o download do controle financeiro recomendo pois sua versão demonstrativa é gratuita.

 

A estrutura deve ser construída por níveis e sub níveis, partindo sua classificação do geral para o particular, como esse exemplo:

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1.    Primeiro nível – Classificação Geral
1.1.    Segundo nível – Classificação mais detalhada
1.1.1.    Terceiro nível – Classificação particular.

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Exemplo: A estrutura da nossa planilha de Controle Financeiro – Fluxo de Caixa.

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Nós criamos em nosso relatório uma classificação simples, pois consideramos que planos de contas muitos extensos (exceto para grandes empresas) são desvantajosos, ficam sem coerência, facilitam erros de operação e apresentam pouca sintetização das operações da empresa.


O plano de contas que encaminhamos junto à planilha é apenas um exemplo, apenas para mostrar como devem ser cadastradas as informações na planilha. O seu plano de contas deve ser definido harmonicamente com a sua espécie de atividade e da sua grandeza patrimonial, devendo ser estruturado pela chefia da empresa.


Pensando em adaptar a empresa para prestadores de serviços, comerciantes e produtores criamos um plano que servisse de exemplo para essas três de atividades.

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Características que devem ser mantidas no plano de contas dessa Planilha de Fluxo de Caixa – Controle Financeiro.

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Você poderá alterar as informações do plano de contas conforme necessitar, mas recomendamos que sejam respeitados os princípios citados abaixo para preservar o bom funcionamento dos relatórios gerenciais

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Estrutura Plano de Contas Gerencial:

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1.    Entradas

1.1.    Receitas
1.2.    Receitas
1.3.    Receitas
1.4.    Outras entradas 

 

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2.    Saídas

2.1.    Despesas
2.2.    Despesas
2.3.    Despesas
2.4.    Despesas
2.5.    Despesas
2.6.    Despesas
2.7.    Despesas
2.8.    Investimentos
2.9.    Retiradas de sócios / Distribuição de Lucros
2.10.  Outras saídas

 

3.    Transferências

3.1.    Transferências a Crédito
3.2.    Transferências a Débito

Legenda da lista ao lado:

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  • Entradas – Qualquer movimentação financeira a crédito que não seja uma transferência interna da empresa.

    • Receita – Qualquer entrada que seja oriunda das atividades da empresa

    • Outras entradas – Qualquer entrada que não seja oriunda das atividades da empresa

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  • Saídas - Qualquer movimentação financeira a débito que não seja uma transferência interna da empresa.

    • Despesas – Qualquer saída que seja referente a atividades da empresa

    • Investimento – Qualquer saída que seja referente a realização de um investimento.

    • Retiradas de sócios distribuição de lucros – Qualquer saída opcional destinada aos sócios ou colaboradores.

    • Outras saídas - Qualquer saída que não seja oriunda das atividades da empresa

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  • Transferências - Qualquer movimentação internas entre as contas financeiras da empresa, podendo ser a crédito ou débito.

* O respeito desses princípios é necessário para a análise da geração operacional da empresa.

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